sexta-feira, 22 de março de 2013

NÃO FALTE AOS TREINOS!

NÃO MATE AULA!!!

Você começou um treino novo e, no início, conseguiu manter a frequência combinada com o professor. Depois de um tempo, porém, uma falta aqui, outra ali, e os treinos passaram a ser esporádicos. Se isso já aconteceu com você, acalme-se e saiba que não é o único caso. Mas é importante entender que sem regularidade não há resultados, pelo contrário, há riscos.


De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) são necessários pelo menos 30 minutos diários de atividade física para que se alcance saúde e se previna doenças ligadas ao sedentarismo, como diabetes, obesidade e dores na coluna. Nesta meia hora é importante que sejam praticadas atividades aeróbicas e neuromusculares. Mas quem não pode fazer um pouco de exercício por dia tem a opção de dividir a prática em duas ou três vezes por semana por exemplo.
 A regularidade nos treinos é que vai proporcionar a adaptação da musculatura e da condição cardiorrespiratória. Se os estímulos são muito espaçados não é possível criar um ambiente propício para o aumento da força, hipertrofia, melhora da capacidade aeróbica e alongamento. Além disso, quando há uma rotina de treinos, os resultados aparecem e são mais rápidos do que os de uma pessoa que não consegue manter a frequência.

Riscos de uma rotina irregular – Quem não respeita a frequência dos treinos e resolve, de uma hora para a outra, recuperar o tempo perdido, não apenas não conseguirá resultados satisfatórios como ainda correrá riscos. O maior problema de querer fazer tudo em poucos dias é criar uma sobrecarga de treino que pode levar a lesões e esforços excessivos cardiovasculares. O resultado fica prejudicado pelo tempo muito grande de descanso entre um estímulo e outro, a musculatura não responde e a condição cardíaca não melhora.

O ideal, portanto, é deixar a preguiça de lado e treinar nos dias certos, não deixando muito espaço entre um treino e outro – apenas o suficiente para que a musculatura se recupere – e realizando avaliações periódicas com os professores para direcionar novamente o treino aos seus objetivos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário