Como trabalho de conclusão de curso "Educação Física" foi realizada na academia uma pesquisa cujo objetivo era de analisar a percepção da imagem corporal dos adolescentes submetidos à atividade de musculação, identificando assim os motivos que os levam à prática da musculação e reconhecer as transformações corporais diante dos exercícios.
Atualmente, principalmente em nosso cenário cultural, o corpo é padronizado na estética da magreza (corpo feminino) ou na estética da “virilidade” muscular (corpo masculino), quando o assunto em questão é “beleza”. Muitos só se sentem realizados ao atingirem estes padrões, e para isso, são capazes de inúmeras atitudes para a contemplação deste “desejo”, ou seja, estamos diante de uma verdadeira cruzada em torno da estética corporal.
Entre estas diversas faixas etárias preocupadas com a aparência corporal, está uma faixa etária especial: jovens entre 12 e 18 anos em pleno período de adolescência. Essas freqüentam as academias com grande freqüência, e neste espaço eles se sentem motivados, pois encontram um conjunto de fatores que podem contribuir na aquisição de seus objetivos.
A balança, o espelho e a fita métrica se transformam na voz da verdade que irá indicar os números do sucesso ou do fracasso na batalha pelo “aperfeiçoamento” corporal. VAZ (2004, p.140).
A pesquisa foi realizada com 15 adolescentes praticantes de musculação de 12 a 18 anos, onde responderam uma entrevista de 10 questões e após análise e comparação com referencias bibliograficas, podemos concluir que ainda que de forma transitória, que a percepção de corpo que os adolescentes freqüentadores de uma academia do Balneário Piçarras - SC , está fortemente entrelaçada com o corpo padronizado aos moldes contemporâneo; com grande massa muscular de tórax e membros inferiores (esse inclusive nos moldes femininos) e também transitando pela imagem de corpo magérrimo, principalmente no público feminino. De uma forma hegemônica, a pesquisa apresentou:
- Insatisfação corporal muito comum entre os adolescentes.
- Prevalência para o ganho de massa muscular; presente em todos os adolescentes entrevistados, mostrando assim a grande tendência da atualidade;
- Que os adolescentes de ambos os sexos apresentam níveis de insatisfação corporal muito semelhante;
- Que nos dias atuais os modelos corporais modificaram, pois as meninas não mais querem ser só magérrimas, mas sim também musculosas e definidas;
- Que os meninos percebem os resultados com a prática da atividade física, mas sempre estão em busca de mais resultados, visando o aumento de massa muscular para se igualarem aos seus ídolos. (objeto de desejo).
Pesquisa realizada por: Valquiria Zuanetti e Alessandra Carvalho.
Pode solicitar trabalho completo pelo e-mail: academiajorgemedeiros@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário